quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Oya / Yánsàn

Oya / Yánsàn

Oya deusa dos ventos, tempestades, relaciuonada com o Rio Niger e com Lagos, Pierra Verger afirma que coube a Oya o poder sobre os Egúngun pois seria ela a criadora dos roupas que eles vestem. Oya lamentava-se por não ter filhos. Era recomendado à ela que comesse carne de cabra, mas ela desobediente comia carne de carneiro. Ao consultar um Bàbálàwo foi indicado à ela seu erro, como também foi indicado a necessidade de fazer uma oferenda. Dentre os itens da oferenda havia um pano vermelho que mais tarde viria a ser parte da vestimenta de Egungun, dado por Oya, assim ela seria o único Òrìsà que teria controle sobre eles. Com a criação das roupas de Egungun formou-se entorno dela uma sociedade, composta exclusivamente por mulheres, com objetivo de enfrentar o domínio dos homens, mas elas exageraram, aproveitando-se das aparições dos Egungun nas ruas para enganar seus maridos. Este, irado, descobriu os segredos das mulheres e apoderaram-se da sociedade, exculindo as mulheres, e tornando a sociedade dos Egungun um culto somente para homens.

Oya esta relacionada diretamente com o numero nove em vários Itòn, por isso recebe o titulo de Yánsàn (Ìyá Omo mésàn/mãe dos nove filhos). Ela é dividida em nove partes por Ògún, e de´tem o controle do acesso aos mésàn òrun, sendo então Ìyá mésòn òrun / mãe das nove parte do além. É também chamda de Aborimésòn / como nove cabeças, ralacionada ao fato de haver nove braços no Rio Níger. Devo também salientar que Oya é Ode; ela caça e muito ìtòn mostram que ela vive na Igbó/floresta.

Reza de Oya

Iyawo Obakoso,
Odo kun ko kun, ko si
eniti Oya ko le gbe lo,
Maa jeki gbe mi lo,
Maa jeki nku iku odo,
Maa jeki nku iku ina,
Iya mi borokinni,
Jowo emi nfe oro lati
Odo re,
Emi nfe alafia,
Emi nfe ailera,
Emi nfe ilosiwaúu,
Iyawo onibon-orun, jowo
somi di oloro.
Ase.

Tradução:
Esposa de Obakoso (Xangô)
O rio enche ou não, não há
ninguém que Oia não leve,
Não deixe o rio me levar.
Não me deixe morrer afogado,
Não me deixe morrer no fogo,
Minha mãe é bonita,
Eu quero prosperidade de você,
Eu quero paz,
Eu quero saúde,
Eu quero progresso,
Esposa de dono da trovoada
no céu (Xangô), favor faça-me rico.
Axé.



terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

ÒRÌSÀ ÒGÚN

ÒRÌSÀ ÒGÚN

Quando Eledùmarè determinou aos Òrìsà que fosse criar a Terra, coube a Ògún indicar à eles o caminho que levaria ao local onde seria realizada a Grande Obra da Criação. Assim Ògún, filho de Odùdúwà, tornou-se o Òrìsà Olóònòn (Senhor dos Caminhos – aquele que abre, ou fecha), o bom andamento das trilhas que o homem tem que seguir em suas caminhadas na vida. É ele o guerreiro, desbravador, que vai traçando rotas e aumentando o terreno conhecido pertencente a seu Reino. È o grande conselheiro do Homem na hora de buscar um novo rumo para as decisões que a vida propõe. Portando é associado a luta e as conquistas da vida.
Ògún é o Òrìsà que faz justiça, não como o imparcial Sòngó, que é a justiça cega, como o Juiz das Leis dos Homens, mas é aquele que faz a justiça com as próprias mãos, segundo seu próprio julgamento. Portanto aos amigos tudo, aos inimigos sua ira implacável.

Em todos os oro / rezas restritas aos iniciados e Siré / festejos públicos cabe à ele ser o segundo òrìsà a ser louvado e evocado logo após Èsù. Como o oro de Èsù deve ser feito em local e horário separado, Ògún passa a ser o primeiro a ser louvado na segunda etapa da liturgia dos Òrìsà, seja em qual for a Nação do povo Yorùbá.
Ògún veste-se com Mòrìwò / folhas novas de palmeira (igi òpè) desfiadas – este éo motivo pelo qual se vê nas Ilá Òrìsà (Casa de Santo) folhas de palmeiras desfiadas e colocadas sobre as portas e janelas, que simbolizam o pedido à Ògún que não deixe nada de ruim entrar por estas passagens, que seja ele o senhor daquela fronteira.

Como algumas lendas contam que Ògún havia sido ferreiro, ele é tido como Senhor dos Metais, recebendo o título de Olóòbe/senhor da faca, Aláàda Mejì/senhor das duas espadas, ou ainda Àláàgbèdè/senhor da forja – ferreiro, assim em todo ritual, principalmente os de sacrifícios onde o obé/faca for utilizado, há que se pedir a permissão de Ògún para usá-la. Ògún é dentre o reino Mineral, a representação viva de todos os metais de um modo geral, detendo para si todo o poder que estes elementos têm na ordem do progresso da humanidade.

Reza de Ogun

Ògún laka aye
(Ogun poderoso do mundo)
Osinmole
(O próximo a Deus)
Olomi nile fi eje we
(Aquele que tem água em casa, mas prefere banho com sangue)
Olaso ni le
(Aquele que tem roupa em casa)
Fi imo bora
(Mas prefere se cobrir de mariô)
La ka aye
(Poderoso do mundo)
Moju re
(Eu o saúdo)
Ma je ki nri ija re
(Que eu não depare com sua ira)
Iba Ògún
(Eu saúdo Ogun)
Iba re Olomi ni le fi eje we
(Eu o saúdo, aquele que tem água em casa, mas prefere banho de sangue)
Feje we. Eje ta sile. Ki ilero
(Que o sangue caia no chão para que haja paz e tranquilidade)
Ase
Axé

Ògún awo, olumaki, alase to juba
Ògún ni jo ti ma lana talí ode
Ògún onire, onile kangun dangun ode
Orún egbé iehin
Pá san ba pon ao lana to
Imo kimobora egbé lehin a nle a benge ologbe
Àse


Oríkì para Ògún

Elogiado é o espírito do aço
Espírito de mistério do aço, chefe da força, dono do poder, eu o elogio
Espírito do aço abra os caminhos
Espírito do aço, dono da fortuna boa, dono de muitas coisas no céu, ajude em nossa viagem
Remove a obstrução de nossa estrada
Sabedoria do espírito em guerra nos guie por nossa viagem espiritual com força

Axé


segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

ÒRÌSÀ ÈSÙ

ÒRÌSÀ ÈSÙ

Primeiro do Orixa do panteão Yoruba. Quando Eledùmarè / Deus juntou ilè / terra e Omi/água e modelou o primeiro ser, soprando-lhe vida, nasceu ÈSÙ YANGI.

Dai um dos motivos pelo qual este ÒRÌSÀ deve ser louvado em primeiro lugar em todos os cultos. É ele o elo de ligação entre o Òrun e o Aiyé, assim nada nos chega, ou é levado à Eledùmarè, ou aos outros òrìsà, sem que tenha a atuação de ÈSÙ, o que também o faz de grande importância, não só como primogênito, mas como o intermediário Divino. Nossos pedidos à Eledúmarè são conduzidos por Èsù, e caso ele não esteja plenoi em sua satisfação, poderá conduzir indevidamente nossas solicitações gerando desencontros naquilo que pretendemos de Deus. E assim também que no inicio de qualquer cerimonia se despacha a Èsù. Tem o termo despachar o sentido de solicitar que Èsù seja liberado, enviado, a levar os pedidos aos Òrìsà que serão cultuados.

Èsù tem uma relação direta com o ser humano, Èsù assimila dele muitas características e forma de pensar, inclusive algumas ruins, como a má índole, o agrado pela barganha, ou o não fazer nada sem que haja troca, não esquecendo-se nunca de cobrar algo que tenha sido prometido.

Èsù tem sua atuação diretamente ligada com as finanças, a sexualidade, com poder de fertilização e a forma transformadora das coisas. É O AGENTE QUE GERA EXPECTATIVA EM SEUS CULTUADORES, GERA FÉ. ELE É A AGILIDADE, A FORÇA RENOVADORA, QUE IMPULSIONA, QUE TRANSMITE LIGA E POR OUTRO TAMBÉM APRESENTA O PODER INVERSO, CONFUNDE E SEPARA E COMO POSSIBILITA A CRIAÇÃO TAMBÉM PERMITE A DESTRUIÇÃO.

Conhecedor de sua grande importância neste campos da vida humana, e dentro do Ritual, ele exige ser mantido em local especial, separando e isolados de louvores à outros Òrìsà, como também requer o máximo de respeito ao se lidar com seus fundamentos. Sendo assim é ele uma das poucas unanimidades entre os cultuadores e das Casas de Santos, gerando para si pouquíssimas divergências.

Bàbálòrìsà Ògún Deje
Consultoria espiritual e jogo de búzios
Tel: 11 2934-3778
Cel: 11 9 8321-9482 (Tim/WathSapp)


Existe dias de lutas e dias de glórias

Existe dias de lutas e dias de glórias, nos dias de luta presto homenagem a meu Ori e a Ogun, nos dias de glória comemoro com meu Ori e com Ogun.
Porque sem meu Ori e sem Ogun não existiria dias nenhum.
Uma excelente sexta-feira a todos os amigos e amigas.
Bàbálòrìsà Ògún Deje
Consultoria espiritual e jogo de búzios
Tel: 11 2934-3778
Cel: 11 9 8321-9482 (Tim/Wathsapp)


O caminho é estreito

O caminho é estreito, com muitos obstáculos, mais o ase, ha o ase, esse é imenso.
Os Orixás sempre nos abençoando e nos ensinando, porque o que muitos acham que é só obstáculos os verdadeiros filhos de orixá enxergam sempre uma nova possibilidade de aprendizado e evolução.
Um maravilhoso fim de semana a todos amigos e amigas!


Honre os antepassados

Boa tarde!
Para ser vitorioso e bem sucedido no presente/futuro, precisamos honrar/agradecer sempre aqueles que estiveram antes de nós.
Mo juba Egungun!
Um excelente domingo a todos amigos e amigas!
Bàbálòrìsà Ògún Deje
Consultoria espiritual e jogo de búzios
Tel: 11 2934-3778
Cel: 11 9 8321-9482 (Tim/Wathsapp)


Esu nos livre

Que nesta semana Esu nos livre das falsidades, das armadilhas, dos linguarudos, dos que não querem crescer, dos empata foda, daqueles que sabem tudo, dos que só querem, mais nunca faz nada pra mudar, enfim que nos livre dos lixos do mundo.
Que ele nos abençoe com alegria, riquezas, fartura, caminhos abertos e sabedoria para enfrentar qualquer adversidades.
"Quem quer ser só mais um, que vá pra igreja, porque quem é do Orixás sempre é alguém."
Uma excelente semana a todos amigos e amigas.
Bàbálòrìsà Ògún Deje
Tel: 11 2934-3778
Cel: 11 9 8321-9482(Tim/Wathsapp)