ÒRÌSÀ ÈSÙ
Primeiro do Orixa do panteão Yoruba. Quando Eledùmarè / Deus juntou ilè / terra e Omi/água e modelou o primeiro ser, soprando-lhe vida, nasceu ÈSÙ YANGI.
Dai um dos motivos pelo qual este ÒRÌSÀ deve ser louvado em primeiro lugar em todos os cultos. É ele o elo de ligação entre o Òrun e o Aiyé, assim nada nos chega, ou é levado à Eledùmarè, ou aos outros òrìsà, sem que tenha a atuação de ÈSÙ, o que também o faz de grande importância, não só como primogênito, mas como o intermediário Divino. Nossos pedidos à Eledúmarè são conduzidos por Èsù, e caso ele não esteja plenoi em sua satisfação, poderá conduzir indevidamente nossas solicitações gerando desencontros naquilo que pretendemos de Deus. E assim também que no inicio de qualquer cerimonia se despacha a Èsù. Tem o termo despachar o sentido de solicitar que Èsù seja liberado, enviado, a levar os pedidos aos Òrìsà que serão cultuados.
Èsù tem uma relação direta com o ser humano, Èsù assimila dele muitas características e forma de pensar, inclusive algumas ruins, como a má índole, o agrado pela barganha, ou o não fazer nada sem que haja troca, não esquecendo-se nunca de cobrar algo que tenha sido prometido.
Èsù tem sua atuação diretamente ligada com as finanças, a sexualidade, com poder de fertilização e a forma transformadora das coisas. É O AGENTE QUE GERA EXPECTATIVA EM SEUS CULTUADORES, GERA FÉ. ELE É A AGILIDADE, A FORÇA RENOVADORA, QUE IMPULSIONA, QUE TRANSMITE LIGA E POR OUTRO TAMBÉM APRESENTA O PODER INVERSO, CONFUNDE E SEPARA E COMO POSSIBILITA A CRIAÇÃO TAMBÉM PERMITE A DESTRUIÇÃO.
Conhecedor de sua grande importância neste campos da vida humana, e dentro do Ritual, ele exige ser mantido em local especial, separando e isolados de louvores à outros Òrìsà, como também requer o máximo de respeito ao se lidar com seus fundamentos. Sendo assim é ele uma das poucas unanimidades entre os cultuadores e das Casas de Santos, gerando para si pouquíssimas divergências.
Bàbálòrìsà Ògún Deje
Consultoria espiritual e jogo de búzios
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